quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Autoeficácia e decisão de carreira...



Alguém aí sabe o que quer dizer autoeficácia? 
Autoeficácia é o julgamento pessoal sobre a capacidade de iniciar e desempenhar com sucesso tarefas específicas (Teixeira, 2008). Tais crenças influenciam nas escolhas de cursos, no estabelecimento de metas, na quantidade de esforço e na perseverança em busca dos objetivos. Logo, os julgamentos de auto-eficácia atuam como mediadores entre as reais capacidades, que são as aptidões, conhecimentos e habilidades, e a própria performance (Glaser; Bardagi, 2011).
E o que isso tem a ver com você?
Você já parou para pensar o quanto você tem acreditado que é possível realizar seus planos, objetivos e sonhos? O porque da escolha do curso universitário ou da profissão? Ou da não escolha? Sim, cair de paraquedas em algum lugar também é reflexo das suas crenças meu caro leitor!
Estudos também têm demonstrado que a percepção do acadêmico sobre o mercado de trabalho em que faz o curso de graduação influencia na sua permanência ou não no curso, no seu otimismo e planejamento de carreira, assim como a área de conhecimento em que se insere (Bardagi; Hutz, 2012). 
Ou seja, se você adora artes cênicas, mas percebe o mercado de trabalho como desfavorável, as chances de você optar por um curso da área de biológicas ou de exatas (áreas consideradas como mercado de trabalho mais favorável) é grande. E de se frustrar também... e o mais incrível de tudo isso é que os acadêmicos parecem ter apenas uma percepção longínqua do mercado de trabalho, considerando o quão distantes eles ficam durante o período de estudos...
Isso apenas falando de universidades... 
Então, voltando à pergunta, o que isso tem a ver com você, leitor?
Quanto você tem acreditado no seu potencial realizador para fazer diferente e obter resultados diferenciados?


Fica a reflexão... 

Um abraço e até a próxima postagem! 


Se desejar mais informações sobre Coaching de Carreira, de Liderança ou de Negócios, entre em contato pelo e-mail isamitterer@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário